Colposcopia

A colposcopia

Colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista. Consiste em olhar o colo e a vagina com um aparelho chamado Colposcopio (“tipo um microscópio”).

Esse exame é indicado, principalmente, quando o resultado da citologia PAPANICOLAU (preventivo) está alterada e teste DNA HPV positivo para HPV ALTO GRAU. Ele também é indicado pelo seu ginecologista quando na presença de alterações já no exame especular, ou seja, já na coleta do preventivo. É de grande importância para prevenção do câncer de colo uterino e para diagnóstico de outras alterações como pólipos, causas de sangramento e dor durante o coito, “corrimento” que não melhora com tratamentos habituais e inúmeras outras. O exame é indolor, ou seja, não doe. Pode ser feita em qualquer fase do ciclo, exceto na presença menstruação. Se seu médico solicitou esse exame não significa que você está com câncer e sim que merece investigação para prevenção do câncer

FAQ
Perguntas & Respostas

Evite usar duchas vaginais, medicamentos vaginais ou ter relações sexuais nas 24 horas anteriores ao exame. Informe seu médico se estiver grávida ou menstruando, pois pode ser necessário reagendar o exame.

O exame de colposcopia geralmente dura entre 10 a 20 minutos. Se uma biópsia for necessária, pode levar um pouco mais de tempo.

Se você estiver menstruando no dia agendado para a colposcopia, entre em contato com seu médico. Dependendo do fluxo menstrual, pode ser necessário reagendar o exame para obter melhores resultados.

O exame de Papanicolau é uma triagem para detectar células anormais no colo do útero. Se o Papanicolau detectar anomalias, a colposcopia é realizada para examinar mais detalhadamente e, se necessário, obter biópsias para um diagnóstico preciso.

Benefícios

Detecção precoce de lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas
Avaliação detalhada de áreas suspeitas do colo do útero que apresentam alterações visíveis
Biópsia dirigida
Monitoramento de pacientes com HPV
×