A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite o corte do tecido.
Como é realizada?
A CAF deve ser realizada durante uma colposcopia e por profissional experiente. Após verificar as características da lesão, o examinador faz a anestesia local da região e, em alguns minutos, retira a região doente com um dispositivo conhecido como “alça” (figura 1). Este dispositivo é um eletrodo que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte do tecido com mínimo dano ao órgão doente. Após a retirada, é feita a eletrocoagulação dos vasos sanguíneos para prevenir hemorragias (figura 2) e a paciente é liberada para ir para casa, passear ou trabalhar, se quiser. O procedimento dura cerca de 30 minutos, incluindo a colposcopia que o antecede.
Não. Uma coisa é você ter um teste de HPV positivo e outra coisa é você ter doença pelo HPV. A colposcopia vai dizer exatamente o tipo de lesão e se existe lesão.
Em algumas situações apenas. Depende da extensão e da gravidade da lesão. Nas lesões de baixo e alto grau sem invasão pode ser feito, na maioria das vezes, em consultório.
Não, é feito bloqueio anestésico local e você sente apenas dor leve da injeção local.
geralmente não passa de 30 minutos, mas depende de cada caso.
Na clinica da Dra. Inês de Castro, sua opinião é valiosa para nós! Queremos oferecer o melhor atendimento possível e garantir que suas necessidades sejam atendidas da melhor maneira. Se você tiver alguma dúvida, feedback ou simplesmente quiser entrar em contato conosco, não hesite em preencher o formulário ao lado. Estamos aqui para ouvir e ajudar.
© Todos os direitos reservados a Inês Ginecologia – Desenvolvido por Eight Group.